Velozes & Furiosos 10

Fastx Fastx Fastx Fastx Fastx Fastx Fastx

Quase não dá para acreditar na longevidade da série Velozes & Furiosos. A ZeroZen deveria ter feito a resenha de todos os filmes da saga. Mas aí também é pedir demais. Basicamente, o elenco é tão fora-da-lei que nos primeiros episódios da franquia desafiava os policiais. Agora desafia a lei da gravidade.

Basicamente, depois do quinto filme da franquia - que se passa no Rio de Janeiro - Velozes & Furiosos abraçou com força o ridículo. Nada mais fez sentido. Tudo é uma desculpa para uma destruição de carros cada vez mais sem sentido. Uma cena estúpida é superada logo em seguida por outra cena ainda mais esdrúxula.

Aliás, o Rio de Janeiro volta com tudo em Velozes & Furiosos 10. O vilão da vez é Dante Reyes (Jason Momoa). Quem é ele? O filho de Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), o inimigo do quinto filme. Em tese, ele tinha sido defenestrado por Dominic Toretto (Vin Diesel). Mas em Velozes e Furiosos, quem é morto sempre aparece.

A ideia, claro, é vingança pura e simples. Daí para frente, o filme repete situações absurdas Cipher (Charlize Theron) deixa de ser uma ameaça para fazer parte da família mesmo com Letty Toretto (Michelle Rodriguez) pouco disposta a dar o braço a torcer. Jakob Toretto (John Cena) virou um tiozão responsável e ajuda a cuidar do filho de Dom (Leo Abelo Perry). Como sempre, não importa o que aconteceu nos outros filmes. Velozes & Furiosos segue respeitando a ideia de quanto mais bizarro melhor.

Como sempre, o filme dá um jeito de chamar todos os personagens da saga nem que seja para uma participação minúscula. Sim, Shaw (Jason Statham) está de volta e outra participação importante acontece na cena pós-créditos. Tej (Ludacris) e Roman (Tyrese Gibson) seguem reciclando as mesmas piadas. Já Han (Sung Kang) e Ramsey (Nathalie Emmanuel) estão fazendo figuração no churrasco de domingo.

Para piorar a situação, Vin Diesel repete à exaustão o seu discurso sobre família. Sempre com aquela interpretação constrangedora repleta de banalidade. Aliás, falando em momentos embaraçosos, Jess (Brie Larson) entra mais perdida do que cupim em metalúrgica na franquia.

Vale lembrar que na resenha do primeiro Velozes e Furiosos a ZeroZen já vaticinava: "esse é um filme que já foi feito tantas vezes que é bem possível que exista uma espécie de roteiro padrão. De tempos em tempos alguém abre a gaveta e filma a mesma história". Vin Diesel segue à risca esse mantra. Tudo completamente diferente, só que praticamente igual .

Velozes & Furiosos 10 é um daqueles carros com muita quilometragem. Se no começo tudo era lindo, agora os defeitos ficam mais aparentes. Com exceção de uma cena absolutamente maluca em Roma, não existe nada de memorável. O final termina em aberto deixando o gancho para o que deve ser o último filme da franquia. Depois disso, é rumar direto para o ferro-velho do cinema mundial.

J. Tavares

(Fast X, EUA, 2023), Direção: Louis Leterrier, Elenco: Vin Diesel, Jason Momoa, Michelle Rodriguez, Alan Ritchson, Rita Moreno, Brie Larson, Sung Kang, Tyrese Gibson, Charlize Theron, Jason Statham, Jordana Brewster, Daniela Melchior, John Cena, Nathalie Emmanuel, Ludacris, Joaquim de Almeida, Leo Abelo Perry, Helen Mirren, Duração: 141 min.

Voltar