Secretária

Secretária é um filme que junta a fome com a vontade de comer. A trama narra o encontro de um advogado sádico (o que não deixa de ser uma redundância) com uma secretária masoquista. Provavelmente, seria o filme romântico preferido do Marques de Sade.

E, na verdade, Secretária é mesmo, ao seu modo, um filme meigo e carinhoso. O diretor Steven Shainberg tenta (sabe-se lá por que) transformar o sadomasoquismo em um romance pop. Contudo, se o filme tem méritos, eles ficam todos para impressionante interpretação de Maggie Gyllenhaal. Ela escapa várias vezes do ridículo e consegue dar alma ao seu personagem.

Lee Holloway (Maggie Gyllenhaal) se candidata a uma vaga de secretária na firma de advocacia de E. Edward Grey (James Spader). Infelizmente, Lee não é dona do melhor currículo do mundo. Ela recebeu alta, recentemente, de uma instituição para doentes mentais. Seu problema? Lee adora se auto-mutilar. Aliás, considerando a família que ela tem não é de se estranhar.

Apesar de todos os defeitos, ela é contratada pelo misterioso e taciturno Sr. Grey. A princípio o trabalho parece normal, mas Lee rapidamente vai descobrir que o advogado é um amante da evolução na base da dor. E os erros de digitação não podem ser perdoados.

O mais incrível é que a relação entre secretária e advogado funciona. Mesmo quando Lee começa a errar memorandos de propósito. O excêntrico casal, porém, acaba se separando. Até que finalmente descobrem que foram feitos um para o outro. Secretária é um daqueles de perversão para quem não gosta de perversão.Altamente recomendado para quem acredita que um tapinha não dói.

Paulo Pinheiro

(Secretary, EUA, 2002), Direção: Steven Shainberg, Elenco: James Spader, Maggie Gyllenhaal, Jeremy Davies, Lesley Ann Warren, Stephen McHattie, Patrick Bauchau, Jessica Tuck, Oz Perkins, Amy Locane, Mary Joy, Michael Mantell, Lily Knight, Sabrina Grdevich, Lacey Kohl, Julene Renee, Lauren Cohn, Ezra Buzzington, Kyle Coleroder-Krugh, Steven Fierberg, Russell Harper, Shannon Convery, Alison Tatlock, Duração: 104 min.

Voltar