Guns N'Roses - Chinese Democracy

Chinese Democracy

Chinese Democracy levou quinze anos, dezessete para alguns, e algo em torno de 13 milhões para ser feito. Talvez a idéia de Axl Rose fosse esperar que o gosto musical da patuléia se deteriorasse nesse tempo para que o álbum pudesse ser finalmente apreciado em sua totalidade. Bem, o gosto da patuléia até se deteriorou, mas nem tanto... Chinese Democracy é um fiasco. De piada recorrente do imaginário musical se tornou numa catástrofe anunciada.

E não foi sem falta de aviso: todas faixas e demos que vazaram pela Internet não demonstravam, em momento algum, que Axl estava no caminho certo. E se alguém esperava que o vocalista ouvisse a voz persistente da insatisfação, ao contrário dos macaquinhos no seu sótão, talvez tenha melhor sorte daqui, digamos, outros quinze anos.

Pois Chinese Democracy é desse tipo de álbum que desafia qualquer argumento positivo. Talvez o único possível e imaginável é que, ao menos, não é um álbum triplo, como chegou a ser divulgado. O mais assustador é imaginar quantas horas de gravações que Axl deve ter guardado em algum lugar de Los Angeles.

Dizer que um álbum que levou 15 anos para ser gravado é super-produzido é, no mínimo, um pleonasmo. O álbum é uma bombástica confusão, tudo parece desproporcional e exagerado. Misturando batidas eletrônicas, que lembram Nine Inch Nails por volta de 94 com solos de guitarra histriônicos que poderiam fazer parte de Use your Illusion II, mas que parecem totalmente fora de lugar aqui.

O GN'R foi a melhor banda de hard rock do final dos anos 80 início dos anos 90, mas levando em conta a concorrência isso não era nada de especial... Hoje em dia, até mesmo aquela bandinha falida Velvet Revolver consegue, digo conseguia, em alguns momentos, soar mais como o Guns N'Roses do que o atual Guns N'Roses.

A verdade é que muita gente acreditava que "Chinese Democracy" só seria lançado quando a China fosse realmente uma democracia. Mas como isso não vai acontecer tão cedo, Axl Rose entregou os pontos. A China virou uma potência mundial e o Guns N'Roses uma piada. Só para terem uma idéia, durante o mesmo período de tempo que Axl levou para finalizar "Chinese Democracy", o Motorhead lançou dez álbuns de material inédito, sem contar os discos ao vivos, que podem não ser grande coisa, mas são melhores que "Chinese Democracy". E isso finaliza qualquer necessidade contra-argumentação.

Pedro Camacho

P.S. 1: Brian Wilson levou 35 anos para terminar "Smile", Axl levou 15 anos para terminar Chinese Democracy, a ZeroZen levou nove anos para trocar de layout. Agora só falta lançarem "Duke Nukem Forever" para o início do final dos tempos...

P.S. 2: A melhor coisa que Axl Rose nos últimos dez anos foi emprestar sua voz para o videogame Grand Thef Auto.

Faixas:
1. Chinese Democracy
2. Sorry
3. I. R. S.
4. Madagascar
5. This I Love
6. Prostitute
7. Shackler´s Revenge
8. Better
9. Street of Dreams
10. If the World
11. There Was a Time
12. Catcher in the Rye
13. Scraped
14. Riad N´ the Bedouins