Dogão - Dogão é mau

O Dogão é Mau/Dogão vai levar uma camaçada de pau

Acompanhe o raciocínio corporativo: rap tá na moda, certo mano? Piratear cds também tá na moda, certo mano? Então nada mais lógico de que criar um rapper de mentirinha com o intuito de pregar uma rima contra a pirataria de cds, certo mano? Errado mano, mas bota errado nisso.

Dogão, o rapper cachorro do bem, é mais uma prova irrefutável que a humanidade chegou no fundo do poço. É simplesmente inconcebível que alguém tolere uma aberração musical como essa. É o tipo de coisa para qual não existe argumentação a favor.

De início foi até mesmo difícil acreditar na existência de tamanha armação. Houve quem acreditasse que Dogão fosse uma dessas pegadinhas que se espalham como praga na Internet (Sexrkut que excelente meio de controle de doenças venéreas). Mas de um boato na Internet para video-clip em alta rotação na MTV Brasil existe uma enorme diferença.

Pois Dogão existe e veio da periferia. Da periferia da Sony Music/ Midas e do selo Arsenal, que já nasceu pagando ISDP(Imposto Sobre Distribuição de Porcaria); responsável por, entre outras bombas, pelo acústico do Ira!, e os novos do CDF 22 e do Charlie Brown Junior. Diga-se de passagem o selo Arsenal tem como parceiro a MTV Brasil. O que explica, o por quê do clipe do Dogão ter começado de uma hora para outra a freqüentar e ganhar o para lá de suspeito TOP 10 Brasil da emissora.

Segundo o release da assessoria virtual o tal Dogão tem 20 anos é carioca e mora em São Paulo ( isso lembra quem?), e sua banda(sic/sci-fi) é formada também pelo DJ e produtor, Mano Cabuloso e por sua namorada Nega Ganja. Aliás, uma das supostas vantagens do CD oficial do Dogão é permitir que se acesse a uma faixa multimídia no site do mesmo e assista a um striptease da Nega Ganja. O que coloca o rapper virtual no combate da pirataria, como gigolô da própria namorada. Que categoria.

Ainda sobre Dogão, essa figura supostamente emblemática da juventude brasileira, tem como hobby o motociclismo. Pois é sabido que o sonho de todo rapper é ter uma Harley Davidson. Agora vejam vocês Rap e motocicletas combinam como cerveja e vinho. Isso só mostra o quão antenado é o pessoal do departamento de criação da Sony Music. Uma Harley Davidson é sonho de consumo de gente com idade avançada, acima do peso e ou de pênis pequeno. Não é a toa que faça tanto sucesso entre executivos de gravadoras...

E o que dizer então das letras? Uma pregação pueril e inóspita de causar vergonha até ao Gabriel O Pescador ou a um pastor evangélico. Já é difícil ter que atuar moral de cueca de rapper universitário, o que dirá de cachorro animado.

Mas pior mesmo é a pose de malvado da figura. Tanto no Cd como no site do Dogão, você lerá mensagens como: “Pirateiros vão apanhar até a morte” (sic). Agora quem vai levar isso a sério? Até parece que “os pirateiros” vão perder o sono por causa de um desenho animado. Na verdade a ZeroZen faz um apelo aos piratas: não vendam o Cd do Dogão. Afinal até mesmo um pirata precisa ter controle de qualidade.

Produzido e idealizado pelo picareta altamente gabaritado Rick Bonadio(ex-presidente da Virgin do Brasil), um dos muitos pais dos Mamonas Assassinas, o que não é necessariamente destaque no currículo de ninguém. Dogão junta a velha fome da indústria fonográfica com a vontade de ser enganado dos consumidores. Não que isso seja novidade, mas certamente poucas vezes foi tão ofensivo como em O Dogão é Mau.

Como até agora ninguém envolvido nessa armação resolveu mostrar a cara, com exceção do produtor Rick Bonadio. A identidade de Dogão ainda é uma incógnita. Mas uma coisa é certa: só alguém sem estima própria ou vergonha na cara participaria de projeto como esse. O que levanta a interessante questão: o que será que o Edu K, anda fazendo hoje em dia...

Pedro Camacho

P.S.1: A imprensa adesista não demorou muito para embarcar na canoa furada do “fenômeno” Dogão. Vejam vocês, um fato corriqueiro, como Dogão ter a segunda música(ringtone para ser mais exato) mais baixada no site da Ligaki da Claro, tornou-se de repente algo de suma relevância. Vamos deixar uma coisa bem clara logo de início: se você faz downloads de ringtones para celular você é um idiota. Na verdade quem comprar esse cd não é apenas um idiota, é um idiota com pedigree.

P.S.2: Se você comprou esse cds por causa da faixa multimídia que permite acesso ao striptease da Nega Ganja no site do Dogão. Você é duplamente idiota. Caso você não saiba, na Internet existe uma coisa chamada ‘sites pornográficos’ talvez fosse bom você visitar alguns...