Gabriel O Pensador - MTV Ao Vivo

Ia acontecer cedo ou tarde. Acabado o balaio de bandas medíocres dos anos 80, a MTV iria começar a tentar revitalizar a carreira do pessoal dos anos 90. Começou com a Daniela Mercury, com um ao vivo apócrifo e agora chegou a vez do Gabriel O Pescador.

A pergunta é: para que se dar ao trabalho? Quando finalmente parecia que Gabriel O Aproveitador estava recebendo a dose de ostracismo que merece. Surge esse "ao vivo" com um repertório que seleciona o que de mais oportunista e inócuo o rapper (sci e sci) brasileiro produziu na década passada. Desde Lôrabúrra a Cachimbo da Paz e muitos outros 'hits' insuportáveis.

O interessante é que a década de 90 foi quase que inteiramente dominada pelo rap nas paradas de sucesso. Nenhum outro estilo musical conseguiu mais sucesso ou teve mais influência, apesar dos apelos das bibas deslumbradas com a pífia e patética música eletrônica. De certa forma, Gabriel O Comunicador apostou no cavalo certo e mesmo assim perdeu!! Não deixa de ser um fenômeno de incompetência.

Gabriel O Rapper Universitário(sci e sci) está longe de ser o Eminem nacional, mesmo porque sua avançada idade está bem mais perto de um Vanilla Ice do que qualquer outra coisa. Com sua aura de bom-moço e defensor do politicamente correto parece mais um pastor evangélico ou um político do PT. Mesmo assim a falta de talento no "rapper" carioca impressiona. A quantidade de mensagens edificantes nas suas letras têm mais lugar num livro de auto-ajuda do que numa rima de rap.

Curiosamente, Gabriel O Aproveitador resolveu esculhambar com a única música coerente que havia feito, Retrato De Um Playboy. Como se tratava de uma evidente autocrítica, a letra fazia muito sentido. Porém para álbum foi feita uma nova versão pelo filho da Belisa Ribeiro, aquela que foi assessora e algo mais do ex-presidente Fernando Collor. A canção virou mais uma cantilena sem fim contra as gangues de lutadores de jiu-jitsu, que só pensam em dar porrada.

Na verdade, Gabriel O Pregador como "rapper", bebe na cartilha do para sempre esquecido Fausto Fawcett , com todos seus maneirismos cariocas e pseudo intelectualidade de quem fez faculdade de comunicação. O único problema é que com sua mania de santo nunca teria a manha de fazer um show como Básico Instinto e descolar algum para pagar o aluguel no fim do mês como gigolô de loiras burras...

Pedro Camacho

Gabriel O Pensador - MTV Ao Vivo (Faixas)
1 - 2345meia78
2 - Cachimbo Da Paz
3 - Pátria Que Me Pariu
4 - Racismo É Burrice
5 - Pra Onde Vai?
6 - Astronauta (Part. Esp. Lulu Santos)
7 - Retrato De Um Playboy - Parte II
8 - Lôrabúrra
9 - Mandei Avisar
10 - Cara Feia (Part. Esp. Titãs)
11 - Se Liga Aí
12 - Até Quando?
13 - FDP 3 (Part. Esp. Tito E Aninha Lima)
14 - Medley Back To Back
15 - Resto Do Mundo
16 - Festa Da Música Tupiniquim